A temperatura mais amena contribui para o repouso e minimiza as chances de inchaço, ajudando muito no conforto após o procedimento.

 

Embora não exista uma regra sobre a estação do ano em que a cirurgia deve ser feita, muitos pacientes escolhem o inverno, já que as temperaturas mais amenas oferecem benefícios ao pós-operatório.

 

O sonho de muitos pacientes é submeter-se à rinoplastia. Isso, porque além de solucionar problemas funcionais do nariz, que dificultam a respiração e interferem em sua qualidade de vida, o procedimento oferece a possibilidade de corrigir insatisfações estéticas.

 

Um dos principais benefícios da cirurgia, no que tange à aparência, é a possibilidade de melhorar questões como nariz grande, giba (aquele calombinho no dorso do nariz), nariz torto, nariz largo, ponta caída, ponta com bulbosidade (ponta bolinha), ponta hiperprojetada (tipo “pinóquio”), narinas muito largas. Contudo, para que os resultados sejam satisfatórios, é necessário seguir a risca todas as orientações do cirurgião, bem como a escolha de um Médico experiente.

 

Os benefícios de realizar a Rinoplastia no inverno

 

Não existe uma orientação sobre qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica, pois cada estação do ano tem suas vantagens e desvantagens. Porém o inverno traz muitos benefícios à recuperação no pós-operatório.

 

A temperatura mais amena contribui para o repouso e minimiza as chances de inchaço, ajudando muito no conforto do pós-operatório. Além disso, como existem restrições quanto à exposição ao sol e água do mar por, pelo menos, três meses, fazer a cirurgia no inverno dá o tempo necessário para que o paciente se recupere até a chegada do verão e possa aproveitar praia e banhos de piscina.

 

Ainda, os dias frios ajudam na proteção da cicatriz, sendo esse um fator determinante para a satisfação com o resultado. Além disso, aproveitar as férias de julho, para os estudantes, evita transtornos no retorno às aulas.

 

Embora o pós-operatório não ofereça grandes problemas, os cuidados nessa fase são fundamentais para que o paciente fique realizado com a Rinoplastia. Por isso, escolher o melhor momento, faz parte do planejamento para a cirurgia.