O procedimento vem aumentando cada vez mais entre o público masculino. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), publicados no portal G1, em 21/07/2020, houve um aumento de 25% nesse grupo.

Essa cirurgia nasal, que visa estética e funcionalidade, deve ser manejada por uma equipe médica especializada. Quem trabalha com rinoplastia, como eu, avalia as queixas do paciente que busca esse procedimento e busca alinhar as expectativas com o que é possível para cada caso.

Procedimentos cirúrgicos com fins estéticos cada vez mais têm sido procurados por homens, apresentando um aumento de cerca de 25%. A Rinoplastia é a segunda cirurgia plástica mais realizado nesse público, de acordo com uma pesquisa publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no portal G1.

Vale lembrar, que essa cirurgia tem uma finalidade estética e sempre associada a questões funcionais, visando a melhora da respiração e da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com algum distúrbio nasal.

Mas será que essa intervenção é diferente quando realizada em homens?

Na verdade, cada rinoplastia é única e seus resultados dependem tanto dos objetivos do indivíduo, quanto de sua aparência prévia e características fenotípicas (como tipo de pele e etnia, por exemplo). Falando especificamente do nariz, o gênero costuma ser um fator considerado, uma vez que a maioria dos pacientes e dos cirurgiões evitam estigmas do nariz feminino, buscando naturalidade.

Rohrich e Mohan, revisaram os principais pontos a serem observados na avaliação do paciente masculino na avaliação pré-operatória e as manobras cirúrgicas mais destacadas em rinoplastia realizadas em homens em uma série de casos em artigo publicado em 2020 na Plastic and Reconstructive Surgery, jornal da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica. Eles ressaltam que “as características masculinas devem ser preservadas e o nariz não deve ser feminizado ou excessivamente esculpido” na rinoplastia masculina que visa ausência da perda da sua identidade de gênero, que, salvo exceções, é o que os homens mais se preocupam quando buscam cirurgias estéticas e funcionais do nariz.

Em geral, as características mais buscadas pelos homens que desejam realizar a Rinoplastia, são:

● Modificar o tamanho do nariz: reduzir ou aumentar;
● Alterar a forma do dorso, como tirar a giba (“calombinho”) por exemplo;
● Reduzir o tamanho das narinas em conjunto com outras manobras cirúrgicas;
● Ajustar o ângulo entre o nariz e a boca. Nós, especialistas em face, tendemos a buscar um ângulo de 90° no nariz masculino;
● Ajustar assimetrias;
● Corrigir problemas respiratórios.

Mais importante que a técnica cirúrgica em si, o cirurgião precisa compreender as questões dos traços do paciente de cada gênero. Quem tem formação e experiência em cirurgias nasais, procura sempre avaliar analiticamente sobre o que é necessário na cirurgia para atingir os resultados esperados. Rohrich e Mohan alertam ainda, para a importância de um planejamento pré-operatório e da comunicação entre cirurgião e paciente, atentando também sobre questões psicossociais como em qualquer intervenção cirúrgica.

Como vimos, o que muda na Rinoplastia, em relação ao gênero, na grande maioria dos casos, são os princípios estéticos e manobras cirúrgicas que visam traços mais masculinos ao nariz. Ainda, é importante levar em consideração que levou o paciente a buscar essa intervenção.

Quer saber mais? Toque aqui e agende sua consulta com a Dra. Raphaella Migliavacca, Otorrinolaringologista especializada em Cirurgia Estética e Funcional do Nariz.

Fontes:
– Rohrich RJ, Mohan R. Male Rhinoplasty: Update. Plast Reconstr Surg. 2020;145(4):744e-753e.
– g1.globo.com