Usar o ventilador para se refrescar não faz mal à saúde, mas pode ser gatilho a sintomas alérgicos e incômodos respiratórios.

Manter um umidificador ajuda a minimizar os problemas respiratórios.

Dormir bem com a temperatura muito alta é um verdadeiro desafio. Por isso, o ventilador e o ar condicionado são soluções praticamente indispensáveis. Mas na manhã seguinte, é comum a garganta estar “arranhando”, o nariz congestionado, além de tosses e espirros.

Isso acontece devido às partículas disseminadas pelas pás do ventilador no ambiente. Não significa que a casa esteja suja, mas algumas partículas estão no ar e são impulsionadas pelo vento. Esse é o caso da poeira, pólen, ácaros e outros. Essas substâncias costumam ser muito alergênicas e causam os sintomas mencionados.

Além disso, a redução da temperatura gera a baixa umidade, que resseca as mucosas e compromete a proteção contra os agentes alérgenos. Pessoas com tendência a desenvolver processos alérgicos são as mais afetadas nessas situações, bem como aquelas com idade avançada. É preciso esclarecer que mudanças bruscas de temperatura não são saudáveis.

Por isso, é melhor usar ar condicionado?

Não há um consenso médico a esse respeito, contudo é imprescindível que ambos os aparelhos sejam frequentemente higienizados. Se possível, escolher um ar condicionado que retém as partículas alergênicas presentes no ambiente, ajuda a evitar os sintomas. Entretanto, o problema com o ressecamento das mucosas, devido à baixa da umidade, se mantém.

Independentemente do equipamento usado para refrescar o ambiente, manter um umidificador ajuda a minimizar os problemas respiratórios. Outras soluções podem ser um balde com água no local e manter o ambiente sempre higienizado e arejado.

Por fim, não esqueça de fazer suas consultas periódicas ao otorrino, principalmente se você costuma sofrer com alergias respiratórias.