Procedimento que visa melhorar o formato do nariz pode ser feito no verão, mas requer cuidados, conforme orientação médica.

 

Está pensando em se submeter à rinoplastia, mas não sabe se pode fazer no verão?

A opção de pacientes que vão se submeter a qualquer procedimento cirúrgico costuma ser sempre em períodos de temperatura mais amena, como primavera e verão. Contudo não há quaisquer impeditivos de realizá-los no inverno e verão.

As cirurgias do nariz também podem ser feitas no verão, embora possam apresentar complicações por exposição ao sol, o que deve ser evitado e será orientado pelo médico. Além disso, o calor pode gerar alguns desconfortos, mas não problemas.

A rinoplastia visa melhorar o formato do nariz, visando a satisfação dos pacientes, em relação a características que lhes incomodam. O pós operatório requer cuidados específicos, que devem ser considerados ao definir a data da intervenção.

 

Antes, porém, de escolher a época do ano para sua rinoplastia, é fundamental ter segurança no profissional que irá realizar a intervenção. É muito importante se informar se o médico é especialista e tem experiência suficiente para garantir os resultados esperados. Ainda, vale ressaltar que, por se tratar de procedimento cirúrgico, somente deve ser feito se for realmente necessário, e só o rinologista poderá determinar isso, junto ao paciente.

 

Selecionado o médico, é indispensável seguir todas as orientações do pré e pós operatório. Alguns desses cuidados são:

 

  • Não dirigir logo após a anestesia;
  • Repousar com a cabeça reclinada;
  • Fazer compressas para minimizar a possibilidade de inchaços e hematomas;
  • Evitar esforços físicos e banhos muito quentes;
  • Comparecer às consultas de revisão;
  • Retomar as atividades físicas, banhos de sol e uso de óculos somente quando permitido pelo cirurgião;
  • Não fumar, nem consumir bebidas alcoólicas;
  • Comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras;
  • Hidratar-se bem;
  • Higienizar as narinas com soro fisiológico, conforme orientação médica;
  • Proteger o rosto dosol, com chapéu ou boné,além do uso de filtro solar.

 

Ainda que a impossibilidade de exposição ao sol e o calor sejam alguns contratempos com os quais o paciente deverá lidar, realizar a rinoplastia no verão pode trazer alguns benefícios, como as férias escolares, que possibilitam um descanso mais prolongado; a cidade mais vazia, que permite traslados e consultas mais rápidas; além da agenda do cirurgião ter mais opções de dias e horários, podendo encaixar mais facilmente às suas possibilidades.

Se você ainda tem dúvidas de quando deve realizar o seu sonho, converse com a Dra. Raphaella Migliavacca, rinologista, especialista em rinoplastia. Toque aqui e agende sua consulta.